OPERACÃO CATRIMANI II
Comando de Operações Aeroespaciais visita a Operação Catrimani II
Uma comitiva do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) da Força Aérea Brasileira (FAB), deslocou-se na segunda-feira, 19 de maio, até Boa Vista (RR) para uma visita ao Estado-Maior Conjunto da Operação Catrimani II.
A comitiva participou de duas apresentações operacionais. Segundo o Comandante de Operações Aeroespaciais, Tenente-Brigadeiro do Ar Alcides Teixeira Barbacovi, a sinergia do trabalho conjunto entre o Comando Conjunto e a Casa de Governo traz efetividade às operações. "Ela maximiza todos os recursos nesta região, onde os brasileiros indígenas estão sendo apoiados e protegidos pela nação brasileira”, ressaltou.
Na terça-feira, 20 de maio, a comitiva visitou a Casa de Governo, onde se reuniu com o Diretor, Nilton Tubino. O encontro teve como objetivo fortalecer a cooperação institucional e alinhar futuras ações conjuntas.
A presença da comitiva do COMAE em Boa Vista reafirma o compromisso da Força Aérea Brasileira com a integração interagências, o apoio à população e a presença do Estado em regiões estratégicas do território nacional.
Catrimani II
A Operação Catrimani II integra uma operação conjunta continuada, envolvendo as Forças Armadas e diversos órgãos civis, com foco em ações humanitárias, segurança territorial e presença efetiva do Estado em áreas remotas da Amazônia. Trata-se de uma iniciativa de alta complexidade logística, que faz uso de imagens de satélite e outras tecnologias avançadas para apoio à tomada de decisão e planejamento tático.
O COMAE, além de integrar o Comando Conjunto por meio de seu Chefe de Estado-Maior, emprega diversas aeronaves de transporte, defesa aérea e de IVR.
Fotos: BABV